Varadero e o seu mar multicores |
Eu poderia colocar mil fotos nesse post (e até vou, mais para frente), mas nunca será suficiente para explicar como esse mar de tantos tons é muito mais bonito pessoalmente.
Varadero fica numa península, sendo que o primeiro terço tem mais cara de cidade, com casas de veraneio ou de gente que mora por lá mesmo, restaurantes, hotéis etc. Os dois terços seguintes são pouco povoados e são constituídos basicamente de grandes Resorts.
Quando ir
A latitude de Varadero é praticamente a mesma que o Rio de Janeiro, só que para o Norte. Ao ir para Cuba você precisa saber sobre a temporada de furacões, que costuma ocorrer em Agosto, Setembro e Outubro. Então evite esses meses. Além disso, o inverno por lá é no início do ano. Não faz tanto frio assim, é mais ou menos como o Rio de Janeiro, mas se você quiser entrar na água sem muito sofrimento, talvez seja melhor evitar os meses mais frios, Janeiro e Fevereiro.
Como chegar
Para chegar em Varadero, as duas melhores opções são:
1) De ônibus da empresa Viazul - O ônibus é bem barato, custa 10 dólares, saindo de Havana. Além de Havana, eles também partem de Trinidad e Santiago de Cuba.
Clique aqui para acessar o site da empresa Viazul
2) De táxi, a partir de qualquer cidade - Basta combinar na cidade anterior com um taxista, daqueles de táxis amarelos, que são carros novos e mais seguros. Chegamos em Varadero saindo de Cayo Santa Maria e nos custou 170 CUC com direito a visitas à cidade de Remédios e de Santa Clara. Não há necessidade de reservar com muitos dias de antecedência. O ideal é combinar no dia anterior, ou no máximo dois dias antes. Sempre tem muitos táxis disponíveis em Cuba e você pode negociar diretamente com eles. Essa forma é mais cara, mas é mais flexível.
O que é obrigatório
Para ir para Cuba é obrigatório Visto e Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela.
Quanto ao visto você tem duas opções: 1) Fazer todos os trâmites pela embaixada, enfrentando burocracia e possivelmente viagens, caso a sua cidade não tenha uma embaixada cubana ou 2) Comprar um outro tipo de visto que só vale para uma viagem (você tem que devolvê-lo na volta), que custa 20 dólares e você pode comprar pela companhia aérea. Pela companhia que fomos, a Copa Airlines, você compra esse visto na conexão que ele faz no Panamá. Em outras companhias, entre em contato com eles para saber.
Cuba também exige a Vacina contra a Febre Amarela, e você precisa demonstrar através de um Certificado Internacional, que no Brasil é emitido pela Anvisa. Clique aqui para ver mais informações no Portal da Anvisa.
Tomadas e mosquitos
Vi algumas pessoas perguntando sobre as tomadas em Cuba. É uma bagunça, é como o Brasil antes da padronização. Tem tomada de todo tipo. Na dúvida leve um adaptador universal. Quanto à voltagem, em Havana costuma ser 110v, mas em grandes hotéis e resorts pode ser 220v. Enfim, também depende de onde você vai ficar, se puder levar equipamentos bivolt é melhor.
Varadero não tem tantos mosquitos na praia quanto Cayo Santa Maria, mas se você for alérgico, como eu, leve repelente para curtir a praia numa boa =)
Seguro Viagem
Numa viagem como essa é extremamente importante estar protegido contra eventuais acidentes, doenças e extravio de bagagem.
Quando eu fui para Cuba comprei o meu Seguro pela Real Seguros que tem um comparador de Seguros bem bacana que ajuda a encontrar o mais barato e tem cobertura para toda a América Central.
Esse banner abaixo contém o comparador de Seguros da Real Seguros:
Onde ficar
Nós ficamos no Resort Be Live Experience. Ele não era tão bom quanto o que ficamos em Cayo Santa Maria, mas era também mais barato, o que acabou ficando num bom custo benefício. Ao contrário do moderno Resort de Cayo Santa Maria, o Be Live Experience é um dos mais antigos de Varadero e sua arquitetura lembra bastante aquele hotel de Acapulco que aparecia no seriado Chaves. O Be Live Experience antes se chamava Hotel Villa Cuba.
Entre o prédio principal do Hotel e a praia tem uma vila que também pertence ao hotel. Ali você também pode alugar casas inteiras só para você, o que pode ser interessantes se o grupo for grande.
Tem shows e animações na área da piscina o dia todo, além de vários bares e uma discoteca, esportes e outras atividades.
A única opção disponível é All Inclusive, o que vai te fazer comer e beber muito o dia inteiro.
Os restaurantes A La Carte, disponíveis apenas para o jantar, são um pouco melhores que os buffets, mas têm vagas bem limitadas, então, assim que chegar já reserve para todos os dias que puder.
Outra dica importante é que alguns quartos têm dois andares e uma escada bem pequena daquelas em espiral. Se você estiver levando malas grandes, evite quartos de dois andares.
Clique aqui para conhecer o Be Live Experience
Quarto com escada não muito prática |
Parte principal do interior do Hotel, com vários bares, cafés e restaurantes distribuídos |
Um dos shows que assistimos - cada noite tem um tema diferente |
Vista para a piscina e o grande bar no centro |
Alguns dos quartos têm uma varanda com vista para a piscina ou para a praia |
Restaurante Francês do Resort |
Bar da Piscina |
Como usar internet em Varadero
Em todos os Resorts é preciso se dirigir à area comum para usar o Wifi, os cartões de internet normalmente são vendidos na recepção. Para saber os detalhes, clique para ler o nosso artigo principal:
Como usar internet em Cuba
O que fazer em Varadero
Não tem muito segredo. É o tipo de viagem que você vai para não fazer nada mesmo, só curtir o paraíso e relaxar na praia ou na piscina. Os Resorts em geral têm bastante animação e você não precisa sair de lá para quase nada.
Além da praia, você pode pegar o ônibus turístico que circula por Varadero de início da península até a ponta e custa apenas 5 CUC. Recomendo reservar um dia para isso. Nesse passeio destaco 3 lugares onde se vale a pena descer (você pode voltar ao ônibus quantas vezes quiser dentro do mesmo dia):
1) Golfinário - Lá você pode ter contato direto com lindos golfinhos e assistir shows. A entrada custa 5 CUC, mas se você quiser filmar, 10 CUC.
2) Marina - Fica na ponta da península. O lugar parece um mini shopping a céu aberto. É bem bonitinho e tem um monte de lojas, lanchonetes, restaurantes e cafés, além dos barcos, claro.
3) Início da península - Parte mais com cara de cidade. Lá você vai encontrar um monte de feirinhas populares, casas de veraneio e até restaurantes do governo onde se come bem barato.
Veja abaixo dois vídeos de Varadero. O primeiro filmado de cima do ônibus turístico, mostrando um pouco da cidade e, o segundo, com as belas praias de Varadero:
Veja mais fotos deste paraíso no final do post
Conheça e curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)
Siga-nos também no Instagram: @ariquezadeviajar e no nosso canal no YouTube
Posts relacionados
Roteiro de Viagem por Cuba - Duas sugestões de Roteiros, para explorar o país em 11 ou 20 dias.
Cayo Santa Maria - O mar mais bonito que já vi!
Havana - Não dá para visitar Cuba sem passar pela sua peculiar capital.
Onde comer em Havana - Alguns dos melhores restaurantes para comer bem em Havana.
Cuba é mesmo como dizem? - Um pouco da realidade de Cuba e de como vivem os cubanos.
Como usar internet em Cuba - Usar a internet por lá é um pouco diferente do resto do Mundo.
Buenos Aires - Post sobre a capital da Argentina, terra de Che Guevara.
Cuidado com Brasileiros - Veja essas dicas para não passar por esses perrengues
Nice - O mar que eu considerava o mais bonito, até conhecer Cayo Santa Maria e Varadero. A cidade é também incrível.
Veja todos os Posts Sobre Cuba
Veja todos os Posts com Vídeos
Veja o nosso índice de Posts
O mar Multicores de Varadero |
Mais do mar Multicores de Varadero |
Mais do mar Multicores de Varadero |
Mais do mar Multicores de Varadero |
Marina de Varadero |
Mini Shopping com cara de vila na Marina |
Nenhum comentário:
Postar um comentário