Passei um bom tempo sem escrever, mas foi por um bom motivo: Eu estava imerso na Copa do Mundo, e vivendo-a intensamente.
Antes de a Copa começar, ocorreu uma imensa onda de pessimismo. As pessoas achavam que nada daria certo, que haveria caos aéreo, caos urbano, violência e uma série de outras coisas negativas. Talvez pela síndrome de vira-latismo que tomou conta do país, ou por acharem que não podíamos ou não merecíamos.
Bem... Eu, como bom viajante, resolvi conferir de perto a Copa do Mundo. Estive em 3 diferentes cidades, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro e alguns aeroportos. E adivinhem? Foi sensacional!! Conversei também com muitas pessoas de outros países, e a experiência para eles foi a melhor possível. Muitos falam que não haveria lugar melhor para a Copa.
Como vocês já devem ter visto na mídia, a Copa foi um sucesso, e quem ficou cheio de mimimi, acabou perdendo uma grande oportunidade de se divertir para não dar o braço a torcer.
Vamos aos meus relatos:
Salvador:
Consegui algumas folgas e saí de São Paulo rumo a Salvador na véspera da Copa, dia 11 de Junho. Fui ao aeroporto de Congonhas algumas horas mais cedo, com medo do tal "caos aéreo". Chegando lá me surpreendi. Viajante frequente desse aeroporto, nunca vi Congonhas tão tranquila e sem filas. Fiz conexão em Brasília, e fiquei encantado com o novo aeroporto. Ficou realmente lindo e funcional. Também não tive problemas. Chegando a Salvador, minha cidade natal, encontrei o aeroporto cheio de turistas estrangeiros. Tudo funcionou muito bem mais uma vez, e do avião até a saída do aeroporto levei menos de 10 minutos.
Fan Fest em Salvador |
Assisti ao jogo de abertura entre Brasil e Croácia com amigos na Fan Fest, que aconteceu no Farol da Barra. Também não teve muvuca, foi tudo muito tranquilo e organizado. O clima era de confraternização entre os povos. As pessoas pareciam estar muito felizes por estarem ali. Fomos abastecidos com a velha misturinha de Vodka e Coca-cola e nos divertimos muito.
Na Fan Fest tinha tirolesa, cerveja e acarajé, e bonecos de Felipão e Neymar. Procurei sempre interagir com turistas e perguntar o que eles estavam achando, além de fazer brincadeiras e provocações de futebol, como o colombiano que eu dizia que estava com camisa do Borussia Dortmund e ele respondia dizendo que eu estava com camisa da Austrália.
Depois do jogo teve Trio Elétrico e muita gente festejando.
No dia seguinte, eu fui assistir a um dos jogos mais emocionantes da Copa no estádio: Espanha X Holanda. E quem iria imaginar que a atual campeã ia tomar uma cacetada dessas? Fui ao jogo de táxi, e como fecharam uma área muito grande em torno da Fonte Nova (estádio de Salvador) e era dia de trabalho normal, estava bastante engarrafado.
Entrando na área isolada, o clima era maravilhoso. As pessoas estavam empolgadas para ver essa grande partida. Haviam muitos holandeses, espanhóis, brasileiros e outros turistas de diversos lugares.
Espanha X Holanda |
Três dias depois tive a oportunidade de assistir na Fonte Nova de novo a uma outra grande partida: Alemanha X Portugal. E a seleção que viria a ser campeã não teve pena. Deu 4 x 0 sem muita dificuldade. Nesse jogo fui sozinho, mas encontrei um tio e primos. Sentei do lado de um grupo de 3 amigos alemães, com quem conversei bastante durante o jogo. Eles comemoraram muito o resultado. Na saída saí brincando com as pessoas na rua que o Bahia de Munique tinha ganhado.
Alemanha X Portugal |
Esses primeiros dias em Salvador foram sensacionais. Mas era hora de voltar a São Paulo, era necessário trabalhar também né?
Pakistan will be the champiiooooooon! |
São Paulo:
Com Luciano e Rodrigo na Vila Madalena |
Tentei muito comprar ingressos para os jogos de São Paulo, mas já estava esgotado há muito tempo.
Assisti a muitos jogos em bares, fan fests e fui muitas vezes ao grande carnaval que se instalou na Vila Madalena.
Fan Fest de São Paulo |
Durante a semana eu assistia ao primeiro tempo dos jogos de 13h no restaurante do trabalho e algumas vezes fui à Fan Fest para assistir ao jogo da noite.
Nos fins de semana as festas eram insanas!
Tudo funcionou bem e as pessoas estavam muito animadas.
Brasil X Chile |
O Brasil passou com certa dificuldade por seus adversários e aos trancos e barrancos chegou à semifinal. E então veio a maior tragédia. O humilhante 7 x 1 contra a Alemanha. Felizmente não tive que trabalhar no dia seguinte, pois era feriado em São Paulo. Seria um dia de trabalho muito triste. Ainda assim fui à Fan Fest para assistir ao jogo. Tive que aguentar um monte de argentinos comemorando a ida à final e fazendo piadas com o 7 x 1. Mas também fiz amizade com alguns deles.
Rio de Janeiro:
Com Gustavo e Cássio na Fan Fest |
Também tinha esperanças de conseguir comprar ingressos para a final no Maracanã, mas acho que no fim das contas, não ter conseguido foi até melhor!
No Rio encontrei os amigos Gustavo e Tasso, da época da faculdade, Cássio, um catarinense que conheci em Rennes na França, e também Eden, um americano também conhecido em Rennes.
Lapa com Eden, Gustavo e Saad |
A festa continuou até tarde na Lapa, com muita música e bebida.
Copacabana - Dia da final |
Essa Copa deixou muitas saudades e uma grande vontade de assistir de perto a próxima. Foi um mês incrível! Fiquei feliz que tudo deu certo, e no final conseguimos deixar uma boa imagem no exterior.
Você já conhece nossa página Facebook? Curta e fique sempre atualizado sobre novos posts, dicas, fotos e coisas interessantes para quem gosta de viajar:
Veja mais algumas fotos da Copa:
Fonte Nova, Dique do Tororó e Orixás - Antes do jogo Espanha X Holanda |
Letreiro de Salvador, com as bandeiras dos países que jogaram lá na primeira fase |
Depois do jogo Holanda 5 X 1 Espanha |
Arcos da Lapa - Festa depois da final |
Festa na Lapa, depois da final |
Festa na Lapa, foto com mexicano corintiano |
Ipanema |
Ipanema |
Nenhum comentário:
Postar um comentário