Depois de escrever os posts mais lidos deste blog, Curiosidades sobre a França e Curiosidades sobre São Paulo, estava na hora de escrever um post contando as curiosidades que percebi e lembrei sobre a minha terra natal, a Bahia, mais especificamente Salvador.
Este é apenas um post bem humorado e não necessariamente corresponde à realidade universal, afinal cada ponto de vista traz uma realidade diferente.
Vamos lá:
1. Na Bahia, você será chamado de velho, mesmo que seja jovem e/ou mulher.
2. Na Bahia, se a baiana do acarajé te perguntar se você quer o acarajé quente ou frio, pense duas vezes antes de dizer que quer quente.
3. Na Bahia, ninguém fala "meu rei", e eu não tenho a mínima ideia de onde isso surgiu.
4. Não se ofenda se ouvir "Porra" de um baiano. Para os baianos Porra não é palavrão, mas uma palavra curinga, que pode ser substituída por várias outras e utilizada em vários contextos. Mais detalhes aqui.
5. Na Bahia existem 3 entidades místicas que juram existir mas ninguém nunca viu, são elas: Iemanjá, Oxalá e o Metrô de Salvador.
6. O carnaval de Salvador é praticamente um Grafo conexo. (Grafo conexo: Um grafo diz-se conexo se quaisquer que sejam os vértices distintos u e v existe sempre um caminho que os une. Quando tal não acontece o grafo diz-se desconexo).
7. A previsão do tempo em Salvador é a mais chata do mundo, para os próximos 10 dias você terá praticamente as mesmas mínimas e máximas temperaturas. Ninguém olha a previsão do tempo em Salvador.
8. No dia mais frio do ano em Salvador (cerca de 18 a 20 graus Celsius, somente no início da manhã), pessoas saem de casaco, cachecol e reclamam no Facebook que está frio.
9. Na Bahia, se alguém te ouvir pedindo informação para outra pessoa no ponto de ônibus, vai te ajudar também mesmo que você não tenha pedido.
10. Na Bahia, há uma forte chance de uma frase ter duplo sentido. Para evitar cair em pegadinhas, use a defesa universal "Lá ele!", sempre que desconfiar de algo.
11. Na Bahia há muita inovação musical. Grande parte dos estilos musicais criados no Brasil surgiu na Bahia.
12. Na Bahia, a estratégia principal para mudar de faixa no trânsito é não dar seta. Se você o fizer, o carro da faixa ao lado que estava andando tranquilamente vai acelerar para impedir que você cometa esse absurdo! (Afinal, para quê você vai precisar mudar de faixa?)
13. Salvador tem cerca de 3 milhões de habitantes e é uma grande metrópole, mas muita gente acha que todo mundo mora naquelas casinhas coloridas do Pelourinho (onde não deve estar nem 1% da população), além de jogar capoeira e deitar na rede.
14. Baianos não têm rivais nem fazem brincadeiras com outros estados, no entanto, pernambucanos têm uma rivalidade unilateral contra a Bahia.
15. Na Bahia, Pagode não é Axé! Apesar de no resto do Brasil chamarem Pagode de Axé, para os baianos É o Tchan e Asa de Águia são coisas bem diferentes.
16. Há uma infinidade de músicas que falam sobre a Bahia, e se elas forem tocadas no carnaval, muitos baianos bêbados chorarão.
17. Na Bahia, o pão francês se chama cacetinho, e a baguete pão vara. Há ainda a expressão: Se não aguenta vara peça cacetinho, usada quando alguém está reclamando de alguma dificuldade.
18. Na Bahia, as pessoas não jogam futebol, elas batem o baba.
19. Os baianos são muito acolhedores. Quando você chega lá, eles se esforçam para que você se integre rapidamente.
20. Quando uma mulher passa na rua, a cabeça de um baiano gira involuntariamente até que seus olhos apontem para a bunda dela. Palavras carinhosas ou poesias contemporâneas podem ser recitadas.
21. Quem nasce em Salvador é Soteropolitano. O nome diferente vem do grego Soteropolis, que significa cidade do Salvador.
22. O Elevador Lacerda é o primeiro elevador urbano do mundo.
23. Na Bahia você pode abusar alguém, e isso nada tem de pornográfico. Apenas quer dizer que você está zoando a outra pessoa.
24. Salvador foi a capital do Brasil desde a sua fundação, em 1549, até 1763. Durante muito tempo foi também a maior cidade do Hemisfério Sul.
25. Os baianos têm uma maneira peculiar de dizer gentilezas: Por favor = Na moral, Obrigado = Valeu man, De nada = É nenhuma (pronuncia-se niuma), Desculpe = Foi mal brother.
26. Na Bahia, Aonde é advérbio de lugar, Aooooonde é advérbio de negação.
27. Baiano não vai para a balada, vai pro Reggae, independente do estilo musical que esteja tocando.
28. A Bahia tem a sua própria data de independência, que ocorreu em 2 de Julho de 1823, quando os baianos expulsaram definitivamente os portugueses do Brasil após anos de guerra.
29. Dizem que baiano mija na rua, mas é só quando não tem banheiro por perto.
30. Não fique animado se uma Baiana do Acarajé te oferecer uma punhetinha. "Punhetinha" ou "Bolinho" de estudante é uma das sobremesas mais saborosas do tabuleiro da Baiana.
31. O sucesso de um indivíduo no carnaval da Bahia pode ser medido pela quantidade de colares cedidos (ou no caso das meninas, a quantidade do colares recebidos).
32. Queixar uma mulher, na Bahia, significa flertar, cantar, xavecar... Alguém muito cara de pau é chamado de queixão.
33. Baianos não são preguiçosos, mas deu uma preguiça da porra de terminar esse post...
Se você gostou deste post, compartilhe!
Curta a página Facebook do blog e fique atualizado sempre que novos posts:
Leia também os posts relacionados:
Aula de fonética baiana
Curiosidades sobre São Paulo
Curiosidades sobre a França
Viajar é a única coisa que você compra e que te deixa mais rico
Um grande obrigado a André Fonseca que sugeriu alguns itens! :)
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkk, adorei!!! Só algumas observações:
ResponderExcluirVc esqueceu de dizer q a gente não fala "ARRETADO". Isso não existe. A palavra é RETADO. "Arretado" só se ouve nas novelas da globo.
3. Já ouvi muitas vezes a palavra "rei” sendo usada da mesma forma que "velho" ou "véi".
6. WTF???
29. Acho q mijar na rua não é característica do baiano, e sim dos homens em geral, de qualquer naturalidade. Se for carnaval então, até as mulheres perdem a educação.
Muito bom....kkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirMuito boooommmmm!!!! Eta saudade da porra que tenho da Bahia!!!
ResponderExcluirTbm fiz um post há um tempinho sobre mitos e verdades sobre a Bahia. Morando no sul, já ouvi cada coisa....
Abraços
Ói quem tem um blog sobre viajar, Chicó!
ResponderExcluirE também fazendo observações: (diga-se inspiração, não cópia descarada de ideia)
2. Que história é essa de acarajé quente?.......... Quer saber? Não quero nem saber...
5. O metrô não é mais exatamente uma lenda. E isso é tudo o que posso dizer.
8. O vento baixa mais a sensação térmica. Quanto fica essa sensação? Dezoito graus? Dezesseis?
9. Aqui as pessoas dão informação com alegria - diferente de certos outros lugares. Viva Salvador!
10. Bom saber que não preciso ser criativo para estas piadinhas - só esperto mesmo :P
12. Por isso que tanto carro acelera com minha mãe! Infelizmente os ouvidos acabam sendo os meus...
12. E eu vou continuar ligando a seta para mudar de faixa. Direção defensiva forever!
13. As pessoas não pensam que os baianos vivem embaixo dos coqueiros? As casas do pelourinho não tem nem quintal...
17. Hoje usamos pão de sal na veia! :D
19. Se eu tenho minhas aversões e esquisitisses não é culpa do baiano adulto, isso é verdade.
26. E eu sempre com dificuldade pra saber o que raio é advérbio. Sempre tendo que reaprender. Admita, você aprendeu por causa dos concursos! :DD
6. Dá pa para entender esta definição mesmo sem saber o que é grafo e o que é vértice, oras! Por que o povo reclama?
6. Infelizmente, não nerds ficam inconfortáveis com esta história de grafos. Será inveja?
Abraços
hahahahahah Muito legais as considerações Guilherme
ExcluirValeu. Tive que lembrar de checar se tinha comentário aqui, daí minha demora :P
ExcluirVou ver agora se tem post novo aqui.
Vixi! Este post é de abril do ano passado! Claro que tem posts novos!
ExcluirOs melhores são aqueles que me poderão ser úteis. Quem sabe eu não vou para um daqueles pubs em São Paulo um dia? :D